segunda-feira, 30 de Novembro de 2009

Branca de Gonta Colaço em 1908

in:Brasil-Portugal,nº 224,16 Maio,1908,p.114














in: O Occidente,nº 1057, 10 de Maio de 1908, p.114


(1880-1945)
Branca Eva de Gonta Syder Ribeiro Colaço,

filha de Tomás Ribeiro e Ann Charlotte Syder, nasceu em Lisboa em 8 de Julho de 1880. Interessa-se pela escrita, e é como escritora que se destaca , com uma significativa obra bibliografica, 39 titulos publicados. É a co-autora da deliciosa obra Memórias da Linha de Cascais, com Maria Archer. Aristocrática e apoiante da monarquica, casa com o pintor Jorge Colaço.Viveu na Feitoria em Oeiras, casa que fora de seu pai , em Carnaxide e também provavelmente em Caxias.

2 comentários:

tomás colaço disse...

Nota: Branca de Gonta Colaço passou muitos Verões na Feitoria onde até fez um pequeno jornal. Nunca lá viveu. A casa era alugada a Tomás RIbeiro por pertencer à Marinha e ele ter sido Ministro da Marinha. Tomás Ribeiro tinha também uma casa em Carnaxide que ainda existe e ainda hoje é comemorado o seu gesto de repor a imagem de N S da Rocha no seu santuário original em Carnaxide. Em Caxias teve uma casa alugada onde morreu o seu marido, o pintor Jorge Colaço. (Alto do Lagoal). Em Paço d'Arcos alugou uma outra casa onde passou outros tantos verões com a família. Essa casa foi recentemente demolida. Poderei dar qualquer outra informação sobre a vida e obra de Branca de Gonta Colaço. Tomás Colaço

Oeiras com HIstória disse...

Obrigado pelo comentário, pela informaçãoe pela disponibilidade, pois só através desta aberta troca de conhecimentos podemos melhorar o nosso blogue.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A carregar...